Sobre a Enescil
A Enescil foi fundada em janeiro de 1970 na cidade de São Paulo pelos engenheiros Jéthero de Faria Cardoso e Nicolaj Lebedev, com o objetivo de desenvolver projetos estruturais de obras de arte especiais, visando a atingir baixo custo, durabilidade, simplificação construtiva e uma melhor estética com boa integração com o meio ambiente.
Em 1976, com a aposentadoria de Nicolaj Lebedev e a admissão do engenheiro Catão Francisco Ribeiro, hoje seu diretor executivo e principal responsável técnico, a Enescil passou a projetar também pontes ferroviárias de grande porte e a desenvolver projetos com a intensificação do uso de estruturas em concreto pré-moldado.
Em 1982, ano em que o engenheiro Jéthero faleceu, a empresa havia elaborado 220 projetos. Para continuar seu crescimento, o engenheiro Catão incluiu na sociedade o engenheiro Jamil Sabino, que expandiu os negócios da empresa, tornando-a reconhecida nacionalmente. Em 1998, a Enescil elaborou seu primeiro projeto de ponte estaiada, a Ponte Estação Metroviária Engenheiro Jamil Sabino, sobre o rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, em parceria com a empresa francesa JMI (Jean Muller Internacional), representada no Brasil pelo engenheiro Guy Frémont.
Em 1999, ano do falecimento do engenheiro Jamil, a Enescil já possuia em seu portifólio a autoria de mais de 1200 projetos. Para prosseguir com a expansão da empresa, o diretor Catão incluiu na sociedade 10 outros engenheiros, que já trabalhavam na empresa há longo tempo.
Atualmente, a Enescil mantém em seu quadro de colaboradores, os 11 sócios engenheiros, 15 funcionários engenheiros, 12 desenhistas projetistas, 7 funcionários administrativos e 15 profissionais terceirizados, reunindo cerca de 60 profissionais especializados. A Enescil já superou a marca de 4000 projetos estruturais e ampliou sua atividades na elaboração de estudos e projetos de engenharia estrutural. Além de pontes, viadutos e passarelas, projeta também túneis, cais, portos e torres eólicas de concreto. Entre seus clientes estão os mais importantes órgãos públicos do país e as maiores e mais destacadas construtoras do Brasil.
A Enescil mantém como meta a busca constante pela qualidade e inovação criativa, aliadas à alta tecnologia no estado da arte e à sofisticação arquitetônica,
pautando-se permanentemente pela ética profissional e pela contínua evolução tecnológica.
Catão Francisco Ribeiro
Jéthero de Faria Cardoso
Jamil Sabino
Projetos
Colaboradores
Publicações